PLANEJAMENTO EMPRESARIAL


Todas as empresas estão sofrendo com a situação atual da economia do nosso País. Diante deste cenário, é necessário planejar. Porque planejar? Planeja-se porque existem coisas a serem realizadas, objetivos a serem alcançados e metas a serem cumpridas.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) relaciona como uma das causas da falência das empresas: A FALTA DE PLANEJAMENTO (Está no topo do ranking).
O Planejamento faz parte das funções administrativas (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar). Pode-se dizer que o Planejamento é executado no presente e seu resultado é focado no futuro. E isso requer um prazo para que seja colocado em prática, pois, com isso, busca-se realizar o que foi planejado obtendo resultados esperados no futuro.
Dentre os Planejamentos empresariais existem alguns que devemos levar em alta relevância como ferramenta de gestão, são eles: Planejamento Estratégico e o Planejamento Tributário.
Senhores empreendedores, está se aproximando um novo ano. Novas metas serão estabelecidas e para isto utilizamos o Planejamento Estratégico.
O fisco aperta as empresas com fiscalizações constantes, cobranças de multas, impostos no que requer um Planejamento Tributário. Perguntas como: Qual tipo de tributação enquadro minha empresa? Quais créditos de imposto a empresa tem junto ao fisco? Como faço para economizar e reduzir a carga tributaria da empresa? Serão respondidas através do Planejamento tributário.
Porque planejar é preciso? O planejamento é necessário até mesmo para vida pessoal. Realizar sonhos, para não ser surpreendido pelo destino. Por que então o mesmo não se aplicaria a uma empresa?
O planejamento empresarial é um processo que visa a uma definição antecipada dos resultados a serem alcançados e, em especial, dos meios necessários para que isso ocorra. Isso significa que um bom planejamento – e uma posterior boa execução baseada nele – é de extrema importância para o sucesso de um empreendimento.
Um negócio bem planejado está mais preparado para o mercado e para driblar os problemas. Ter bom resultado. E mais lucro!
Outra consequência esperada em negócios planejados é o ganho de eficiência, com maior rapidez na execução das atividades e com o menor uso de recursos, afinal, há estrutura e preparo prévios.
Os principais erros no planejamento empresarial são: Falta de visão realista; Falta de Controle das Finanças; Falhas de Comunicação; Esquecer de Analisar os Resultados.
Não percam tempo! Planeje-se já. O prazo de se fazer planejamento é agora! Na questão Tributaria todas as empresas tem até janeiro de cada ano para planejar e mudar a Forma de tributação e reduzir sua carga tributaria. Fiquem atentos!



Por:


Maria do Socorro Pereira Mendes da Silva. Contadora, especialista em Auditoria e Perícia Contábil, Gestão Pública Municipal, Gestão Tributária. Sócia Administradora da empresa MULTIPLIQUE CONSULTORIA CONTÁBIL E EMPRESARIAL LTDA.-EPP. Consultora e Facilitadora Credenciada SEBRAE/MA, Atualmente trabalhando com contabilidade comercial, Conselheira Suplente do CRC/MA, Conselheira fiscal da Fundação Josué Montelo, membro da Academia Maranhense de Ciências Contábeis, professora acadêmica.

NOTA: Este artigo também está publicado e distribuído na revista da cidade de Barreirinhas/MA.

Comentários

Postagens mais visitadas